top of page

O socioambiental como diferencial competitivo

  • Foto do escritor: Tabahyba
    Tabahyba
  • 15 de jun de 2023
  • 3 min de leitura

No ODS 3 - "Saúde e Bem-Estar", a meta principal é assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos e em todas as idades.

Pode parecer redundante, mas o bem-estar é um requisito imprescindível para o bem-viver das gerações atuais e futuras. As advertências são muitas e o exemplo mais recente da deterioração da nossa qualidade de vida em decorrência das alterações climáticas foi o ar de Nova York, nos EUA, que ficou com a pior qualidade registrada entre as maiores cidades do mundo entre 7 e 8 de junho de 2023, segundo a medição realizada pela companhia suíça IQAir.


As autoridades sanitárias americanas recomendaram que as pessoas ficassem em casa, que todos utilizassem máscaras hospitalares caso fosse inadiável sair às ruas, que não praticassem esportes ao ar livre etc.


Como se estivessem novamente num lockdown, numa pandemia sem vírus, na qual a doença a ser vencida desta vez é a cegueira do quanto todos nós seremos cada vez mais frequente e drasticamente afetados pela destruição sem precedentes do nosso Meio Ambiente.


Por essas e outras, o "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago, é uma leitura obrigatória para a compreensão de como estamos todos conectados no mundo globalizado para o bem(-viver), ou para o mal(-viver). E de como não conseguimos ver uma realidade que está diante do nosso nariz. Essa não é uma concepção escatológica de mundo, pessimista. Muito pelo contrário, já escrevemos aqui que se trata de uma postura ética, prática, de escolhas virtuosas que devemos fazer o quanto antes para reverter todo esse quadro.


Por aqui, temos o privilégio de viver em Niterói. A Tabahyba é uma empresa de Niterói. Em Tupi-Guarani, Tabahyba significa "casa de todos", concebida pelos seus sócios fundadores dentro da meta do ODS 3 de promover o bem-estar "para todos", através da sustentabilidade das atividades humanas nas suas relações com o ambiente. Toponimicamente, Tabahyba é o nome do monte situado na entrada da Baía de Guanabara que divide as praias do Imbuhy e do Forte Rio Branco, possivelmente uma reminiscência da presença de alguma antiga aldeia dos nossos povos originários ali naquela região tão abundante de recursos naturais. Recursos que pensávamos até bem pouco tempo atrás serem infinitos, inesgotáveis. Esse foi um grave engano que a muitos ainda ilude.


Os indígenas tinham toda razão de viverem aqui. Niterói é banhada pelo oceano Atlântico num lindo litoral de praias paradisíacas, abundantes em biodiversidade marinha, sem falar nas águas abrigadas e estuarinas da Baía de Guanabara. Não por acaso ficou conhecida historicamente como uma "cidade balneária", sendo desde o século XIX o lugar para onde as pessoas se deslocavam para recuperarem a saúde do corpo e da mente. Em suma, para recuperarem o bem-estar! E como se não bastasse tudo isso, possui também uma rica bacia hidrográfica que desemboca nas suas praias e em duas magníficas lagoas, de Piratininga e Itaipú, as duas primeiras da "Região dos Lagos" que segue o litoral Norte do Rio de Janeiro até o Espírito Santo.


Atualmente, Niterói faz parte da Década da Ciência Oceânica da UNESCO (https://oceanoquequeremos.niteroi.rj.gov.br/), e mesmo sendo uma grande metrópole carioca, possui 56% do seu território coberto por Unidades de Conservação, ocupando o 4º lugar no ranking do ICMS Ecológico do Estado do Rio de Janeiro (http://www.niteroi.rj.gov.br/2023/01/16/niteroi-conquista-4a-lugar-no-ranking-do-icms-ecologico-do-estado/#:~:text=Niter%C3%B3i%20est%C3%A1%20na%204%C2%AA%20posi%C3%A7%C3%A3o,crit%C3%A9rios%20ambientais%20estabelecidos%20em%20lei).


Toda essa vocação de Niterói para o bem-estar da sua população é um diferencial que deve ser incorporado nas práticas empresariais, levando toda cadeia produtiva e a sociedade a estarem alinhados com a Agenda 2030 da ONU.


Henrique Barahona

Sócio-fundador Tabahyba, Casa de Todos

 
 

©2023 por Tabahyba. Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Agência Skyrocket.

projetos socioambientais

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page