top of page

Fraternidade, Igualdade e Liberdade

  • Foto do escritor: Tabahyba
    Tabahyba
  • 11 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Na contemporaneidade onde o ESG é o trend, retornamos ao básico e ao trinômio Fraternidade, Igualdade e Liberdade que sustentam e direcionam os avanços nas civilizações há séculos. Ou deveriam sustentar. Vemos que o próprio ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) foca em visões e práticas que o famoso slogan da Revolução Francesa em 1789, no século XVIII, divulgou para o mundo.


O que seria a Fraternidade? “Um por todos e todos por um!” como o lema dos “Três Mosqueteiros”, já no século XIX. Correlacionando-o com as práticas ESG, quando priorizamos as relações saudáveis e sustentáveis entre às organizações e o Meio Ambiente, a sociedade e as pessoas que colaboram e as comunidades que se relacionam diretamente ou indiretamente com às organizações e a forma em que estas organizações se organizam, de forma transparente, ética e progressista.


E a Igualdade? A partir da Fraternidade, quando vemos todas as relações de forma colaborativa, compartilhada e inclusiva, podemos almejar uma sociedade Igualitária. Onde todos possuem os mesmos direitos e deveres, sem exceções nem privilégios. E mais uma vez, expandimos o conceito de sociedade incluindo, também, o Meio Ambiente.


E chegamos na falada Liberdade, que só é possível quando os 2 degraus da Fraternidade e da Igualdade são construídos de forma sólida e consistente. Lembrando que a Liberdade só é real quando a liberdade do outro também é respeitada, sem ferir as suas individualidades.


Atualmente, vemos um discurso vazio sobre liberdade de expressão, pois antes dela, devemos falar da liberdade de existir. Toda essa ênfase é, na verdade, uma tentativa de apagar as minorias e as diferentes visões de mundo. Quando a existência de alguém, e esse alguém incluímos o Meio Ambiente, é ameaçada, não é Liberdade.


Com esta Cosmovisão, a Tabahyba trabalha valores seculares na contemporaneidade, resgatando e reparando relações desgastadas por um sistema político-econômico e social que prioriza os privilégios e manutenção de status quo que trouxe a humanidade e o Planeta para situação de escassez e desigualdade.


Entendemos que a reparação das relações é urgente e possível, e que a Fraternidade, Igualdade e a Liberdade mais que nunca devem sair dos livros de História e voltar para o dia a dia das organizações, sociedade civil e órgãos governamentais.


Renata Ramos

Sócia Proprietária Tabahyba, Casa de Todos

 
 

©2023 por Tabahyba. Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Agência Skyrocket.

projetos socioambientais

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page